Sharpay Evans, a verdadeira heroína de High School Musical

Troy e Gabriella são vilões, e Sharpay Evans é a única personagem de bom coração em todos os filmes de High School Musical

Rafael Bizarelo
6 min readMar 18, 2020
(Foto: Divulgação/Disney)

Em meio à quarentena, deixo o futebol de lado para falar sobre um assunto nunca discutido em minha conta no Medium: cinema. Hoje, falarei sobre a trilogia de High School Musical, analisando a personagem de Ashley Tisdale, Sharpay Evans, considerada a antagonista do casal principal, mas que na verdade é a verdadeira heroína dos filmes, pois é a única com caráter.

High School Musical 1

O filme começa com Gabriella Montez e Troy Bolton se conhecendo em um hotel na noite da virada de ano. Os dois cantam a primeira de várias músicas icônicas do filme, trocam o número de telefone e não se encontram mais no hotel.

Logo depois, a East High School é apresentada. Lá, Troy é o astro do time de basquete, os Wildcats. Curiosamente, Gabriella começa a estudar na mesma escola após uma transferência de sua mãe. É nesta mesma cena em que Sharpay é apresentada, mostrando claramente um sentimento amoroso por Troy.

Troy e Gabriella conversam ao sair da sala sobre o momento de cantoria que tiveram juntos, e o jogador diz que não gostaria que seus amigos soubessem por ter medo deles o excluírem. Os dois vilões andam até a lista de inscrições para o musical do clube de teatro. Sharpay se apresenta para Gabriella, e diz que sempre tem o papel principal nas peças, e chama a novata para fazer parte também, mostrando um espírito acolhedor.

Após uma cena de música dos Wildcats, Sharpay aparece com seu irmão, Ryan, pesquisando na internet sobre Gabriella, e imprime uma notícia de um prêmio de química vencido pela estudante. Com o intuito de arrumar um grupo para Gabriella, Sharpay coloca a imagem dentro do armário de Taylor McKessie, líder do decatlo acadêmico.

As audições para o musical mostram o motivo de Ryan e Sharpay sempre conseguirem o protagonismo. Os dois são muito bons, e os outros são muito ruins.

Sharpay e Ryan mostram uma excelente música, talvez a melhor da trilogia. Após a audição dos irmãos, Darbus, a professora que comanda o clube de teatro, pergunta se alguém mais irá participar, e por não ter respostas, encerra as audições. Gabriella então decide participar, e Darbus decide abrir mais uma audição após a ver cantando com Troy.

Sharpay surta ao ver que terá mais uma audição, pois o prazo para as audições já tinha passado. Atrás dela, os Wildcats se irritam com a participação de Troy. Em seguida, os alunos de East High decidem mostrar seus gostos fora de seus grupos, e são repreendidos por seus amigos, abrindo espaço para mais uma excelente música. Após o fim da música, todos estão irritados, e Sharpay mais ainda. Para piorar, Gabriella derruba comida na roupa de Sharpay e sai de fininho, mostrando como ela é ruim.

Uma montagem de Troy e Gabriella ensaiando para a peça é vista. Troy então começa a faltar treinos do time de basquete para a irritação geral do time de seu pai, que é o treinador. Para piorar, Troy é o capitão, o líder do time, e ainda levou Gabriella para a quadra, mostrando sua falta de comprometimento com a equipe mesmo com a final chegando no calendário.

Assim, Chad Danforth, amigo de Troy e seu companheiro de time, se junta com Taylor McKessie e o decatlo para separar Troy e Gabriella e tirar os dois de perto da peça, pois os Wildcats tinham a final pela frente e o decatlo tinha uma competição importante, e o casal vilanesco não estava devidamente focado. Percebendo que estavam sendo pessoas ruins e péssimos amigos, tanto os jogadores quanto o decatlo decidem apoiar as decisões de Troy e Gabriella.

Sharpay, vendo a falta de comprometimento do casal com o teatro, decide convencer Darbus a mudar a data da peça para o mesmo dia das decisões do basquete e do decatlo. Enquanto Sharpay faz uma grande apresentação com Ryan, Gabriella vence com o decatlo e tira as luzes da quadra de basquete para Troy poder participar do musical. Os dois fazem uma apresentação boa, mas não tão ótima quanto a dos irmãos Evans (aqui coloco o meu gosto pessoal), Troy vence com os Wildcats, e consegue a vaga de protagonista com Gabriella. Ainda com todas as adversidades, Sharpay, que aceita ser substituta de Gabriella, deseja boa sorte para a vilã.

Perder o papel principal não é pouca coisa para Sharpay. Taylor diz para Gabriella que ninguém tirava o protagonismo de Sharpay desde o maternal. O grupo de teatro é o norte da heroína, assim como o basquete é o norte de Troy e o decatlo é o norte de Gabriella, mas eles dois decidem tirar isso das mãos de Sharpay, já que eles querem tudo para eles. Excelente filme.

High School Musical 2

O segundo filme começa com os alunos de East High entrando em suas férias de verão. Todos eles procuram empregos, menos Sharpay e Ryan, que vão para o clube de seus pais. Sharpay, como uma boa pessoa caridosa, arruma um emprego para Troy com o objetivo de tê-lo por perto. Com a maior cara de pau, Troy pede emprego para todos os seus amigos e para sua namorada vilanesca. O grupo de mal agradecidos reclama de ter que trabalhar e não poder aproveitar o clube.

Troy e Gabriella começam a quebrar regras ao fazer um piquenique no gramado do clube, e são devidamente advertidos. Depois disso, Sharpay apresenta Troy para o seu pai, que o leva para jantar e pode conseguir uma bolsa de jogador para ele na faculdade de Albuquerque. Como um grande mal agradecido, Troy sai do jantar agoniado por ter que ficar perto de Sharpay, e quebra mais uma regra com sua namorada ao pular na piscina, mais uma vez “esquecendo” que está sendo pago para trabalhar, e não pagando o clube para se divertir.

Mesmo sendo um ingrato, Troy recebe uma promoção e um aumento graças a Sharpay, que apresenta jogadores da faculdade de Albuquerque para ele no almoço. É na cena seguinte em que Troy ignora seus amigos, que estão trabalhando como garçons, mas que podem também ganhar bolsa de basquete. Troy mostra como é ruim e abandona os filmes ao decorrer do filme, quando prefere sair para jogar com os jogadores de Albuquerque do que com seus amigos de East High.

Enquanto isso, Sharpay dispensa Ryan para poder cantar com Troy. Ryan fica irritado, e dá para entender o sentimento dele, mas é possível entender o motivo de Sharpay fazer isso com seu irmão. Ela é apaixonada por Troy, e cantar com ele poderia ser o primeiro passo de uma relação.

Sharpay, vendo que Ryan iria cantar com os alunos de East High, consegue proibir a participação de funcionários. Troy, que tinha prometido cantar com Sharpay, volta atrás mostrando ser um cretino. A maior prova disso é quando ele volta atrás mais uma vez, diz que vai cantar e arma um golpe junto com Ryan, que se mostrou um grande traíra. Sharpay é abandonada no camarim e Troy canta com Gabriella. Ainda assim, Sharpay vence o prêmio Estrela Deslumbrante e o entrega para seu irmão.

High School Musical 3

O último filme de High School Musical não tem tantos pontos quanto os outros, então vou ressaltar os mais importantes.

  • Sharpay não entra em nenhuma faculdade, ao contrário de seu irmão. Ainda assim, ela mostra a sua paixão para com o clube de teatro ao anunciar que irá ficar na escola para ajudar.
  • Troy sempre ganhou tudo de bandeja, ao contrário de Sharpay, que corria atrás sempre para ajudar o teatro e os novatos.
  • Após o fim de High School Musical, o spin-off de Sharpay mostrou a verdadeira heroína indo atrás de seu sonho de ser atriz em Nova York sozinha e sem auxílio de ninguém.
  • Em High School Musical 3, Sharpay é traída mais uma vez e dá a volta por cima.
  • No último filme da franquia, Troy abandona o teatro para visitar Gabriella em outra cidade, mostrando a sua falta de comprometimento com as coisas.

--

--